Como tudo começou
Eu nasci em Blumenau, em 19 de Abril de 1971. Vim morar em Balneário Camboriú quanto tinha 6 ou 7 anos de idade, em 1977-78.
Logo tive contato com o mar, mas também com outros esportes. Meu primeiro esporte, depois do futebol, no colégio, foi o judô e o basquete—principalmente o judô. Inclusive, minha mãe me colocou no judô porque um amigo dela recomendou. Como eu era muito nervosinho, e falava demais, ele disse “bota ele na aula de judô, que ele vai se acalmar. Vai botar pra fora toda a energia que tem, e vai aprender sobre disciplina e respeito.”
Dito e feito; ali foi onde conseguiram me acalmar. Foi aí que minha mãe começou a ter um controle maior sobre as minhas reações, e minha vida em geral.
À partir do judô, já me envolvi em outros esportes—nunca consegui ficar parado… Fui jogar basquete. Ironia do destino, eu era o “tampinha” do time. Mas eu era o cestinha, porque fazia muitas cestas de 3 pontos. Até hoje eu gosto de arremessar de longe, e gosto do basquete.
Sucesso é ser feliz, fazer o que gosta, ter uma boa família e saúde. Não precisa muito mais do que isso.
Mas quando eu comecei a pegar onda, ali pelos 12-13 anos, que eu comecei a me jogar no mar direto… Primeiro como uma brincadeira, mas depois que passei a ter minha prancha, comecei a ir pra água todo dia.
E foi imbatível. O mosquitinho do surf me pegou. E foi aí que eu criei a minha carreira. Encontrei o Avelino Bastos, que projetou um surfista brasileiro pro mundo. Eu fui esse cobaia, esse instrumento do projeto dele. Mergulhei de cabeça nesse projeto, me tornei um grande surfista, tive uma carreira de sucesso… Mas foi quando me aposentei que comecei a conquistar minha verdadeira imagem.
De novo, comecei a perceber o como eu era comunicativo: passei a ser representante dos atletas, representante das etapas do Brasil, o representante o surf na mídia… Comecei a trabalhar na mídia como apresentador e comentarista, me comuniquei de várias formas—tenho banda, participo de filmes, sou ator. Já produzi e dirigi filmes, e tudo na parte da comunicação. Foi ali que eu descobri minha verdadeira personalidade, por definitivo.
Aliás, é um sonho realizado, porque eu faço o que eu gosto. Isso é o segredo do sucesso. Porque sucesso é isso: é fazer o que gosta, não ganhar dinheiro ou ser famoso. Isso são trabalhos. Sucesso é ser feliz, fazer o que gosta, ter uma boa família e saúde. Não precisa muito mais do que isso.